Expressões da Sabedoria Popular | Reflexões sobre a Sabedoria Popular
Ter os pés no chão é estar em contato direto com a terra, sem que isso lhe cause qualquer medo ou incômodo, e, sim, prazer. Quem assim vive é porque, de alguma forma, tem conseguido se livrar dos excessos de Energia Material Humana Mortal/Negativa, podendo cultivar a Vital/Positiva. É alguém que sabe interagir com a realidade objetiva e subjetiva com tranquilidade e discernimento, buscando, em paz, a realização de seus desejos e seus sonhos, relacionando-se criticamente com as vontades aprendidas, e rechaçando toda e qualquer fantasia. Não é nem otimista nem pessimista. É realista. Jamais tenta fazer a hora e, sim, busca sacar qual é a melhor hora no processar da realidade em que vive.(ver cabeça nas nuvens)
“O popular não fala em abstrato. Quando seu registro não dispõe de um termo concreto, ele fala por exemplos.” (G. Fábio Madureira)
Esta seção reúne expressões e termos usados na linguagem da Sabedoria Popular e busca explicá-los com base no conceito de Energia Material Humana (EMH). Tal conceito, implícito no discurso e nos hábitos dessa Sabedoria, é o principal objeto de estudos da ONG Ser em Si.
Para um maior aprofundamento há, ainda nesta seção, a publicação de textos reflexivos sobre a Sabedoria Popular.
Acesse aqui outras expressões e/ou reflexões