Depoimento em versos sobre a disciplina na UFMG
Já são 7 anos que a Faculdade de Educação da UFMG oferta semestralmente a disciplina optativa “Por uma pedagogia do prazer,” baseada no livro “Racionalidade da Sabedoria Popular: energia material humana e sexualidade” de autoria de G. Fábio Madureira.
Ao final de cada semestre, solicitamos aos alunos que façam uma avaliação da disciplina quanto ao conteúdo e quanto à didática empregada. Os resultados cada vez mais confirmam a instrumentalidade da teoria de energia material humana – TEMH – não só na formação pedagógica dos alunos como também em suas vidas pessoais.
Nesse primeiro semestre de 2016, porém, fomos surpreendidos com uma avaliação em forma de versos a que a autora deu o título de “TEMH: poesofia de agradecimento”. Pela sua beleza e pertinência, solicitamos a autora autorização para publicá-la em nosso site. Além disso, achamos mais do que oportuno dividi-la com vocês. Eis alguns trechinhos desse texto que merece ser lido em sua íntegra acessando o seguinte link.
TEMH: poesofia de agradecimento
Mariana Silva Mendes([1])
E essa disciplina:
Por uma Pedagogia do prazer…
Valeu para alguma coisa?
A meu ver, para crescer…
Estudar sobre a energia,
A positiva, a vital,
Que se não for bem trabalhada
Se transforma na mortal,
Foi importante para repensar
No modo de levar a vida, na real
Muitas vezes esquecida
No intuito de alcançar um ideal.
(…)
Espero nessa tentativa
De falar pela poesofia
Explicar como foi pra mim
As sensações de cenestesia.
Nessa perspectiva
Quero ser uma semente
Que lançada ao mundo
Possa ser uma crescente
[1] – Formada em Letras e Pedagogia, é professora de espanhol, e tem 27 anos.