Depoimento em versos sobre a disciplina na UFMG

Superação do cio biológico: A história humana (individual e coletiva) é determinada pela superação do cio biológico da fêmea em busca do cio psicobiofísico.          A Sabedoria Popular sempre considerou a dimensão da Energia Material Humana na sua visão de mundo.          O afluxo sanguíneo é que gera a potência genital, seja no homem, seja na mulher.          As doenças do corpo e da mente são alimentadas pela energia material humana mortal/negativa.          Fusão genital é o modelo de relação sexual onde homem e mulher vivenciam sua potência genital.          O modelo de vida (individual ou coletiva) da auto-regulação pressupõe a consciência e o enfrentamento da realidade do pecado.          A noção de pecado originária da Sabedoria Popular é porque essa sempre considerou a dimensão da energia material humana na sua visão de mundo.          Para a Sabedoria Popular pecado é a transgressão de alguma lei que rege a natureza humana.          Potente é quem, mais do que em suas capacidades, tem consciência de seus limites e os respeita, buscando sua superação.          A vivência da virtude nos faz potente e a vivência do pecado nos deixa impotente para amar e gozar a vida.          Não existe pessoa desorganizada: uns se organizam para ter paz, outros para ter aflição.
Faculdade de educação da UFMG oferece novamente a disciplina Por uma Pedagogia do Prazer.
19/05/2016
Não adult(eremos) nossas crianças!
28/05/2016

Depoimento em versos sobre a disciplina na UFMG

 

 

 

Já são 7 anos  que a Faculdade de Educação da UFMG oferta semestralmente a disciplina optativa “Por uma pedagogia do prazer,” baseada no livro “Racionalidade da Sabedoria Popular: energia material humana e sexualidade” de autoria de G. Fábio Madureira.

 

Ao final de cada semestre, solicitamos aos alunos que façam uma avaliação da disciplina quanto ao conteúdo e quanto à didática empregada. Os resultados cada vez mais confirmam a instrumentalidade da teoria de energia material humana – TEMH – não só na formação pedagógica dos alunos como também em suas vidas pessoais.

 

Nesse primeiro semestre de 2016, porém, fomos surpreendidos com uma avaliação em forma de versos a que a autora deu o título de “TEMH: poesofia de agradecimento”. Pela sua beleza e pertinência, solicitamos a autora autorização para publicá-la em nosso site. Além disso, achamos mais do que oportuno dividi-la com vocês. Eis alguns trechinhos desse texto que merece ser lido em sua íntegra acessando o seguinte link.

 

 

 

TEMH: poesofia de agradecimento

Mariana Silva Mendes([1])

E essa disciplina:

Por uma Pedagogia do prazer…

Valeu para alguma coisa?

A meu ver, para crescer…

Estudar sobre a energia,

A positiva, a vital,

Que se não for bem trabalhada

Se transforma na mortal,

Foi importante para repensar

No modo de levar a vida, na real

Muitas vezes esquecida

No intuito de alcançar um ideal.

(…)

Espero nessa tentativa

De falar pela poesofia

Explicar como foi pra mim

As sensações de cenestesia.

Nessa perspectiva

Quero ser uma semente

Que lançada ao mundo

Possa ser uma crescente

[1] – Formada em Letras e Pedagogia, é professora de espanhol, e tem 27 anos.