Neste semestre, que terá início dia 02 de março, a Universidade Federal de Minas estará oferendo duas novas disciplinas onde se abordará a teoria da Energia Material Humana, sendo elas:
* MTE040-OP3 – Filosofia da Educação da Sabedoria Popular – terça – feira , de 08:55 às 11:10 – Veja ementa e objetivos.
Eis os links para os currículos dos professores:
Wemerson Amorim:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4759957D4
G.Fábio Madureira e Leonardo José Jeber: https://www.seremsi.org.br/quemSomos.php?img=quemSomosDiretoria&tipo=Diretoria
* MTE040-OP9 – O Educador social e os novos saberes – terça-feira (noite) – cujo terceiro módulo terá como conteúdo a lobosofia. Veja seus objetivos
Os professores serão os mesmos da disciplina MTE040-OP3 acrescidos de:
Edilma B. Fernandes Pereira : veja seu currículo
Leonardo Alves Vieira: http://www.fafich.ufmg.br/~leonarva/
Romário Vieira de Melo: veja seu currículo
Januassele Valentim: veja seu currículo
EMENTA: Ao se recuperar conceitualmente a dimensão da energia existente na matéria e, portanto, daquela que interage com a respectiva massa, percebe-se um alto grau de racionalidade da sabedoria popular, que se expressa através de seus hábitos, suas práticas e seu discurso, por ter sempre percebido a matéria a partir dessa relação antitética: massa x energia. A essa dimensão do real dá-se o nome de energia material humana, que é a matéria prima de todas as demais expressões energéticas do ser humano (orgânica, mecânica, cognitiva, afetiva e espiritual), nessas interferindo e as qualificando ou até mesmo as determinando, quando o sujeito não tem consciência daquela. É mais do que importante, para se ter uma visão mais verdadeira do real, que se busque entender a origem e o funcionamento da energia material humana, pois que dessa compreensão depende a maior ou menor inserção consciente do indivíduo no respectivo contexto vivencial e um maior ou menor grau de auto-regulação na sua relação consigo e com seus semelhantes.
1 – Origem e funcionamento da energia material humana.
1.1 – Origem e evolução do modelo de conhecimento atualmente hegemônico
1.2 – Origem e evolução do conhecimento na sabedoria popular
1.3 – funcionamento e características físico-químicas da energia material humana
1.4 – emh e as fases biológicas
1.5 – emh e os conceitos de processo e sistema: lógica dialética.
2 – Reconceituação de consciente, subconsciente e inconsciente.
3 – Valor de uso e potência (essência) X valor de troca e poder (aparência).
4 – Princípio do Prazer X Princípio do Alívio
5 – Vontade X desejo X compulsão
6 – Virtudes X vícios
7 – Produção/reprodução da emh
8 – Análise comparativa dos hábitos formados pelo atual modelo educacional e pela sabedoria popular.
9 – Lobosofia: prática consciente do alívio.
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*Através do relaxamento perceber os pontos de bloqueio energético instalados no corpo.
*Através da auto massagem dos lobos e das faces buscar dissipar a energia aí concentrada.
*Através da meditação tentar entender as informações expressas por essa energia.
*Através da interação das três ações livrar-se, gradativamente, dos sintomas: dor, incômodo, mal estar, doenças, etc.
SÃO OBJETIVOS DO CURSO DE LOBOSOFIA
* Inteirar-se das noções básicas sobre a origem e funcionamento da energia material humana.
* A partir do conceito de energia material humana, fazer a análise crítica do modelo de saber atualmente hegemônico no sistema oficial de ensino, em especial, do conjunto de hábitos que reproduzem e sustentam esse saber.
* Definir estratégias de incorporação do conceito de energia material humana ao papel do educador.
Ambas as disciplinas estão sendo ofertadas como:
optativa (para os alunos de pedagogia), cuja matrícula será entre os dias 09 e 12/02
eletiva (para alunos de outros cursos da UFMG), cuja matrícula será no dia 20/02
isolada (para quem não for da UFMG), cuja matrícula será no dia 03/03 – veja orientações
Currículo de Romário Vieira de Melo
2008 – Mestrando em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local – UMA- BH.
2007 – Pós-Graduação em Psicanálise: Teoria e Prática – Universidade FUMEC-MG.
2006 – Processos de Subjetivação – disciplina isolada para Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade de Minas Gerais – PUC-MG.
2006 – As Bases Imaginárias da Família – disciplina isolada para Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade de Minas Gerais – PUC-MG.
1996/2001- Psicoterapia em Análise Bioenergética pelo International Institute for Bioenergetic Analise – NY – USA.
1994 – Tópicos Especiais em Hermenêutica da Obra de Arte: Hermenêutica e Poesia.- disciplina isolada para Mestrado em Filosofia na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
1990 – 1995- Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais –PUC-MG.
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2004 – 2006- Formação em Constelações Familiares – Abordagem Sistêmica-Fenomenológica de Bert Hellinger – Associação Internacional para Soluções Sistêmicas de Bert Hellinger-Munique – Alemanha.
2006- Formação em Somatic Experience (SE) – Cura e Transformação do Trauma.
ATIVIDADES PROFISSIONAIS DESENVOLVIDAS
• Seis anos de atividades Pastorais desenvolvidas em Comunidades Eclesiais de Base na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim – ES.
• Professor de Filosofia Contemporânea no Seminário “Bom Pastor” de Cachoeiro de Itapemirim-ES.
• Professor de Antigo Testamento na Escola de Formação Pastoral da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim – ES.
• Coordenação Pedagógica – Colégio Loyola-BH-MG.
• Professor de Filosofia e Sociologia – Colégio Colibri – BH-MG.
• Professor de Ensino Religioso – Colégio Colibri – BH-MG.
• Professor de Análise Bioenergética na Escola Técnica de Formação Gerencial do SEBRAE – BH-MG e no Colégio Coleguiun – BH-MG.
• Orientação Pedagógica – Colégio Sagrado Coração de Maria-BH-MG.
• Professor Convidado pela Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG) para Semana de Psicologia – 2006.
• Professor Convidado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP.
• Professor Convidado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC –BH.
PROJETOS
• PES – Programa de Empreendedorismo Social – 2007.
• “Imersão Cultural” – Um Programa de Empreendedorismo Social – 2006.
• Implicações Bio-emocionais no Processo de Desenvolvimento da Sexualidade – Um Programa de Sexualidade para os alunos da Escola Técnica de Formação Gerencial – Sebrae-MG – 2002.
Currículo de Janusassele Valentim
ÁREAS DE ATUAÇÃO:
Psicoterapia Reichiana e Educação.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
1988-1994 – Engenharia Civil na Universidade Católica de Salvador.
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1997-1998- Disciplinas isoladas do curso de pós-graduação em Capacitação Profissional Avançada na Universidade Federal da Bahia.
1999- Formação em Shantala e Prevenção de Neurose.
2001-2003- Curso de Formação dos Segmentos Reichianos em Salvador-BA
2003-2005- Curso de Formação em Psicoterapia Reichiana – Rio de Janeiro
2005- Master em Reiki
ATIVIDADES PROFISSIONAIS
Diretora e Terapeuta do ITHER, Instituto de Terapias Energéticas e Reichianas, professora de Shantala do IMAN, Instituto Mineiro de Acupuntura e Massagem, Facilitadora de grupos terapêuticos
Currículo de Edilma Batista Fernandes Pereira
Formada em Secretariado Executivo pela Newton Paiva, Letras pela FALE-UFMG e Pedagogia pela FAE-UFMG.
Formada em Touch for Healt I pelo Ibrace – Instituto Brasileiro de Cinesiologia Aplicada.
Cinesiologia Educativa – Ginástica Cerebral
Reset – Ibrace
Reiki I e II pelo Reiki Master Sistemas Usui e Tibetano.
Cromoterapia pela Seara Divina.
Dirigir-se à Seção de Ensino da FaE no dia 03/03 e preencher o protocolo de requerimento, munido(a) dos seguintes documentos (cópia xerox):
CPF, Cart. de identidade, currículo e histórico escolar correspondente ao, no mínimo, 2º grau.
Tendo seu requerimento aprovado, deverá pagar a taxa de matrícula do ano, que atualmente é R$ 195,00.
Maiores informações através do telefone 3409.5316, Seção de Ensino da FaE.