Disciplina optativa/eletiva na Fae/UFMG

Superação do cio biológico: A história humana (individual e coletiva) é determinada pela superação do cio biológico da fêmea em busca do cio psicobiofísico.          A Sabedoria Popular sempre considerou a dimensão da Energia Material Humana na sua visão de mundo.          O afluxo sanguíneo é que gera a potência genital, seja no homem, seja na mulher.          As doenças do corpo e da mente são alimentadas pela energia material humana mortal/negativa.          Fusão genital é o modelo de relação sexual onde homem e mulher vivenciam sua potência genital.          O modelo de vida (individual ou coletiva) da auto-regulação pressupõe a consciência e o enfrentamento da realidade do pecado.          A noção de pecado originária da Sabedoria Popular é porque essa sempre considerou a dimensão da energia material humana na sua visão de mundo.          Para a Sabedoria Popular pecado é a transgressão de alguma lei que rege a natureza humana.          Potente é quem, mais do que em suas capacidades, tem consciência de seus limites e os respeita, buscando sua superação.          A vivência da virtude nos faz potente e a vivência do pecado nos deixa impotente para amar e gozar a vida.          Não existe pessoa desorganizada: uns se organizam para ter paz, outros para ter aflição.
Dia do meio ambiente
14/05/2012
Mensagem de Natal 2010
16/05/2012

Novamente a FaE/UFMG está ofertando, para o segundo semestre de 2010, a disciplina “Da pedagogia do medo a uma pedagogia do prazer: energia material humana, sexualidade e educação”.

 

 Horário: terças feiras, das 07:15 às 11:10hs

       Datas das inscrições:

                                                  optativa:   28/06 a 11/07/2010

                                                  eletiva:     26 e 27/07/2010

 

Os professores serão os mesmos do 1º semestre:

Wemerson Amorim (FaE-UFMG)

Leonardo Jeber  (CP-UFMG)

G. Fábio Madureira (SER em SI)

 

PROGRAMA

 

Da pedagogia do medo a uma pedagogia do prazer:
 energia material humana, sexualidade e educação

 

1 – Ementa
Análise do sistema de valores veiculados ao atual modelo pedagógico Educacional e geral de formação humana. Possibilidades de superação do atual paradigma de conhecimento, recuperando a dimensão de energia ao conceito da matéria, também chamada de energia material humana(EMH). Possibilidades de superação, criar as condições teóricas para a construção de um novo modelo que busque o enfrentamento da lógica do medo e do alívio, rumo a uma lógica de valorização dos sentidos como fonte de sabedoria e prazer.

 

2 – Pressupostos
O modelo pedagógico vigente tem dado mostra de sua incapacidade de educar seres humanos. Até certo momento da história, essa tarefa cabia à família que, geralmente, se inspirava nos valores e ensinamentos da sabedoria popular. Com a crescente desvalorização da sabedoria popular e o advento de um acelerado processo de desagregação familiar, a escola não tem dado conta de preencher esse vazio educacional. Sinais disso são a violência dentro do próprio sistema educacional; a necessidade de programas de treinamentos, nas unidades de produção, para a superação de questões de relacionamentos inter-pessoais; mas, sobretudo, a desagregação ético-moral permeando todas as classes sociais. Paradoxalmente é cada vez maior o índice de escolarização da população. Isso reflete uma escola que só cuida de desenvolver habilidades racionais, deixando de lado as habilidades emocionais (valores e sensibilidade) e manuais (trabalho construtivo).
Não é fácil enfrentar esta realidade, porque ela virou um círculo vicioso. Nossas universidades reproduzem um modelo de conhecimento que despreza os sentidos, que, por sua vez, são a base material dos sentimentos, que, por seu turno, permitem a coesão de um tecido social. Os professores, formados por essa universidade, reproduzem nas salas de aulas esse mesmo modelo de conhecimento. Seus alunos, sobreviventes desse processo, se constituirão nos futuros universitários etc…etc…etc.
Apesar de todos os esforços de nossos educadores, esse cenário permanece imutável, exceto em algum detalhe técnico, porque o paradigma de conhecimento veiculado pelo atual sistema educacional tem como um de seus principais pressupostos a antiga e decantada falacidade dos sentidos. E quanto mais se tem excluído a dimensão de energia da matéria, mais nossos sentidos têm se mostrado enganosos ou falaciosos.
Daí que, em os reprimindo, temos perdido paulatinamente nossa capacidade de vivenciar a dimensão do prazer, passando a chamar de prazer aquilo que não passa de alívio de cargas energéticas geradas pela lógica do medo.

 

3 – Finalidade
 Só a superação do atual paradigma de conhecimento, recuperando-se a dimensão de energia ao conceito da matéria, também nas chamadas ciências humanas, – energia material humana – pode romper com esse ciclo vicioso perverso, social e individualmente. Tal superação cria as condições teóricas para a construção de um novo modelo pedagógico/educacional que busque o enfrentamento da lógica do medo e do alívio, rumo a uma lógica que se baseie na valorização dos sentidos como fonte de sabedoria e prazer.

 

4 – PROGRAMA

1 – Análise do sistema de valores veiculados e reforçados pelo atual modelo pedagógico.
2 – Evolução histórica do atual saber hegemônico.
3- Origem e funcionamento da energia material humana.
3.1 – Origem e evolução do modelo de conhecimento atualmente hegemônico
3.2 – Origem e evolução do conhecimento na sabedoria popular
3.3 – funcionamento e características físico-químicas da energia material humana
3.4 – emh e as fases biológicas
3.5 – emh e os conceitos de processo e sistema.

4– Lobosofia: prática consciente do alívio

5 – Reconceituação de consciente, subconsciente e inconsciente.

6 – Valor de uso e potência (essência) X valor de troca e poder (aparência).

7 – Princípio do Prazer X Princípio do Alívio

8 – Vontade X desejo X compulsão X livre arbítrio

9 – Virtudes X vícios

10 – Produção/reprodução da emh:
10.1 – na relação com os alimentos
10.2 – na relação com a natureza
10.3 – na relação com o trabalho
10.4 – na relação com a saúde
10.5 – nas relações afetivas
10.6 – nas relações com o coletivo
10.7 – na relação com o poder
10.8 – na relação com o lazer
10.9 – na relação com o próprio corpo
10.10 – na relação com o além

11 – Análise comparativa dos hábitos formados pelo atual modelo educacional e pela sabedoria popular.

12 – Valor pedagógico do trabalho.

13 – Do modelo de aplicação de teorias para o da teorização das práticas.

 

5 – BIBLIOGRAFIA:

 

5.1 – Obrigatória:
MADUREIRA, G. Fábio. “Racionalidade da Sabedoria Popular: energia material humana e sexualidade”. 1ª ed.. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007. 175 p

REICH, Wilhelm. Escuta Zé Ninguém. 10. ed. Tradução de Maria de Fátima Bivar. São Paulo: Martins Fontes, 1982. 111 p.

 

5.2 – Referencial:
FREUD, Sigmund. Totem e tabu. Tradução de Odilon Galloti e Gladstone Parente. Rio de Janeiro: Delta, [19–]. 239 p. (Obras completas de Sigmund Freud, 14)

REICH, Wilhelm. A função do orgasmo. 14. ed. Tradução de Maria Glória Novak. São Paulo: Brasiliense, 1988. 328 p.

BRAVERMAN, Harry. Trabalho e capital monopolista: a degradação do trabalho no século XX. 3. ed. Tradução de Nathanael C. Caixeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.379p

 

ENGELS, Friedrich.  A origem da família, da propriedade privada e do Estado. 3. ed. Tradução de José Silveira Paes. São Paulo: Global, 1986. 237 p.
BÍBLIA. Português.  A Bíblia Sagrada. 5. ed. São Paulo: Ave Maria, 1964. 1662 p.
BETTO, Frei. Sinfonia universal: a cosmovisão de Teillard de Chardin. 3. ed. São Paulo: Ática, 1999. 127 p

LAFARGUE, Paul. O direito à preguiça.  2. ed.  São Paulo: Hucitec, 2000. 132 p.

ZOHAR, Danah – O Ser Quântico: uma visão revolucionária da natureza humana e da consciência, baseada na nova física  – 16ª Edição – Rio de Janeiro: Ed. Best Seller, 2006.